excepcional samoieda

O excepcional Samoieda

A origem do Samoieda é excepcional, bastante controversa e complexa, entretanto existe uma interpretação que é muito adotada no meio dos criadores – estes cães foram empregados pelas civilizações nômades da localidade da Sibéria por volta de 5 mil anos. Segundo os documentos, esta raça só era capaz de ser identificada em meio a essas tribos, acarretando, desse jeito, o seu nome. Estes cachorros eram usados em atividades no pastoreio, para a caça e ainda para usá-los nos trenós.
Os primeiros espécimes da espécie Samoiedo chegaram na Inglaterra entre o período de 1870 e 1909, porém nem todos eram de pura raça. Afirmam que a Soberana Alexandra gostou com tamanha intensidade da raça que fez o possível para conseguir promover a raça no seu território. Pode-se enxergar atributos destes cães em certos espécimes novos.
O Grão-Duque da Rússia, Nicolau, obteve de mimo um Samoiedo, e essa espécie foi para a América no ano de 1906. Desde a Segunda Grande Guerra a popularidade deste cão vem crescendo mais e mais por causa do seu temperamento manso, sua encantadora fisionomia e suas realizações como um cachorro de puxar trenós.

Características Físicas do Samoieda

excepcional samoieda

Seu focinho conta com um formato mediano e um tom mais escurecido, suas orelhas são de um porte médio, bastante distanciadas uma da outra, seu crânio conta com um aspecto de cunha e os olhos bem profundos; sua constituição de pelos é bastante espessa, suas patas são esféricas e ele possui um porte bastante vigoroso e firme.
A cauda é extremamente bela, tendo uma pelagem espessa e um formato anovelado por cima do dorso e tomabando para um dos lados. Sua expressão facial chega a ser cômica: no momento em que olhamos para ele, temos a impressão de que ele está a todo o momento sorrindo!
A pelagem é bem espessa e desenvolvida, sendo comprida, sedosa e alisada. Sua pigmentação habitual é o branco simples, entretanto podemos notá-lo em outros matizes: branco palha, amarelada, amarelado e branco, preto e branco e branco e castanho.

Temperamento do Samoieda

O Samoiedo é um cachorro bastante carismático que não irá medir esforços em agradar o proprietário, seus familiares e incluindo os hóspedes! Se acostumado, ele vai desejar constantemente, inclusive, deitar todas as noites acompanhado de seu dono. As pessoas mais antigas amam essa espécie, porque ela possui uma capacidade em satisfazê-los e deixá-los mais contentes e, especialmente, sendo uma companhia pelo resto de sua vida.
Por ser um cachorro criado exclusivamente para o trabalho, ele precisa de muitas atividades físicas para que seja capaz de gastar essa energia, caso isso não ocorra, ele pode se tornar um cachorro muito estressado. Não é indicado deixá-lo preso em correntes ou no interior de casa ou apartamentos. Se irritados, eles são capazes de tornar a ser bastante destrutivos, mais bagunceiros, mordedores de objetos e que irão cavar por toda parte que conseguir.
Esses cães não são facilmente ensináveis, são teimosos e mais suscetíveis a tracionar trenós do que permancer em correntes, mas por gostarem de satisfazer o dono, irão entender com o decorrer do tempo.
O mais adequado é que você tenha apenas um cachorro desta espécie, porque esse cães não se se entendem bem com outros cachorros de estimação!

Vantagens em se ter um Samoieda

Esta espécie é bastante dócil, sensível, carinhosa e muito sagaz! O Samoiedo dispõe de um fascínio admirável, cativando todo mundo ao seu redor.
Esse cachorro tem a tendência de ser muito calmo dentro da moradia e vai querer ficar próximo do dono todo momento, um indício interessante de seu excepcional afeto e amor.
Como essa raça consegue se dar muito bem com visitantes e convidados, você não terá que ficar esquentando a cabeça em prendê-lo! Samoiedos são muito afetuosos até com pessoas desconhecidas, eles serão atenciosos com os hóspedes dos proprietários.
Os Samoiedos são cães muito higiênicos e não irão dar muito trabalho no que se refere a banhos e tosas, mesmo sendo bastante peludos e de cor clara. Ainda por cima, não produzem odores típicos de cães devido à ausência de glândulas subcutâneas. Ou seja, a economia com a higiene do cachorro será bem alta!

Pontos fracos do Samoieda

As práticas físicas devem ser diárias, por sua formação, o Samoiedo não tolera permanecer muito tempo parado, caso isso ocorra, a inquietação e o irritabilidade podem atacá-lo.
Caso você deseje um cão para ser um cachorro de guarda, nem pondere em adquirir um Samoiedo.
Os Samoiedos são engraçados, contudo, muitas vezes, vão além do devido, deixando o seu proprietário de cabelo em pé, porque eles são bem destrutivos em diversas situações.
Nem procure aproximar um felino do Samoiedo: esta espécie não é capaz de se adaptar aos demais tipos de animais domésticos! Mas, caso possua algum outro bicho em sua residência, domestique o Samoiedo o mais cedo possível para aceitar os amigos.
Este cão não se adequa com bastante simplicidade a temperaturas muito elevadas, isto se deve à sua origem nórdica, ou melhor, a climas mais frios.
O Samoiedo costuma largar bastante pelo ao redor da residência em razão da sua troca de pelo.
Certos problemas de saúde são comuns a espécie – olhos com coloração esquisita, orelhas declinadas, ossatura irregular, joelhos de vaca acentuados, ondulação na pelagem, características sexuais não especificadas, displasia coxofemoral, surdez, nanismo e atrofia gradativa de retina.

Como cuidar de um Samoieda

Somente possua um Samoiedo se você tiver bastante energia e energia para isso, vá brincar com ele ou fazer o seu Samoiedo correr bastante, já que esse cachorro necessita de gastar sua energia a cada dia, ou melhor, caso você seja desanimado não tenha um Samoiedo! Caso você queira um cachorro mais educado, adestre-o desde filhote.
Se você possuir outros cachorros em sua moradia é indicado que o proprietário ensine o Samoiedo desde filhotinho a fim de que ele torne-se gentil com os demais animais domésticos.
O Samoiedo é um cão bem teimoso e rebelde, o que o faz bastante difícil de impor limites: ele vai desejar ficar dentro de casa e você irá se desgastar para poder instruí-lo, portanto o adestramento precisa ser feito o quanto antes! Outra coisa primordial é escovar a pelagem do cão entre duas a três vezes semanalmente a fim de evitar que a pelagem se disperse ao longo da casa.
Esta raça é extremamente inteligente e carece de muito carinho do proprietário, esteja preparado para dar demasiada atenção e carinho a ele.

Filhotes de Samoieda

excepcional samoieda

Estes cachorrinhos são bem carentes, toda vez pretendendo amamentar e repousar muito, a despeito de que eles são semelhantes a umas “bolinhas peludas”! Mas eles se desenvolvem muito rápido e por volta da 5° e 10° semana de existência já se tornam exímios “desbravadores” do ambiente onde moram. Essa época é a melhor para que o seu proprietário ensine-o, para que quando se desenvolver não dê trabalho em demasia. Neste momento ele está mais propenso a relacionar-se com outras pessoas, sendo mais simples educá-lo. Depois dos 3 meses o Samoiedo começa a desenvolver a sua dominância e o tratador tem que aprimorar o condicionamento de obediência do cão com mais frequência. Após um ano de existência, esse cachorro fica mais sagaz, dessa forma o seu proprietário necessita de pôr mais veemência no seu treinamento para conseguir resultados mais satisfatórios.
Um filhotinho apropriado necessita ser travesso e bastante animado. Relativo às suas características físicas, é fundamental possuírem olhos castanhos e lábios escurecidos e com um “sorriso” típico da raça. Caso a orelha do seu filhote não se levanta, fique tranquilo: ela só se eleva depois dos 3 meses de sua existência. O rabo deita sobre seu dorso depois dos 2 meses.

Curiosidades acerca do Samoieda

Ele é considerado o cachorro nórdico mais obediente já observado, ele é muito agitado e impaciente, visto que ele está sempre cavando alguma coisa, quando está nesse estado emocional.
Nas primeiras importações da espécie para a Inglaterra, nem todos eram genuínos pedigrees nem de coloração branca, alguns eram da coloração de canela e um pouco mais baixo que a espécie pura. A fonte de alguns espécimes vieram das tribos errantes.
O primeiro clube especializado na espécie foi originado no ano de 1920, e funciona até hoje; e, verdadeiramente, as primeiras importações suscederam-se no ano de 1893.
Durante as nevascas, é normal vermos Samoiedos utilizando a cauda peluda para tampar o focinho.
Eles possuem uma curvatura em seus lábios, que dá uma impressão de estarem sempre “sorrindo”.

Deixe uma resposta